Situada na Costa Noroeste de Portugal, a cidade de Pombal faz parte da Região de Turismo do Centro. Com um clima ameno, rico em monumentos e tradições concilia a pureza da Serra de Sicó com as suas admiráveis ​​vistas e a beleza da Praia Osso da Baleia.


O Concelho de Pombal remonta ao período Jurássico, como provam as descobertas de fósseis numa das suas Vilas (Santiago de Litem), tornou-se com o passar dos tempos uma parte importante da história do país.


Com a edificação do Castelo da Cidade recebeu em 1147 o seu Foral doado por Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem dos Templários. Cresceu com as ações do Conde de Castelo Melhor, aumentando o seu crescimento Nacional com a intervenção de Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido pelo título de Marquês de Pombal, onde viveu entre 1777 e 1782, que também é responsável pela parte histórica da cidade de Pombal dada a construção do Celeiro da Cidade (Actualmente Centro Cultural Pombalino com o Museu de Arte Popular) e para a Cadeia (Actualmente o Museu do Marquês onde podemos admirar os vários períodos da sua vida, o único no país). Estes monumentos situam-se no Largo a que dá o nome (Praça Marquês de Pombal) onde também se encontra a Igreja Matriz, rica na sua ornamentação interior. Destacamos os espaços verdes da cidade que proporcionam harmonia e bem estar entre as edificações e natureza


A Igreja do Cardal, antigo convento é também um dos monumentos a visitar A cidade de Pombal está rodeada por vários locais históricos carregados de memórias do passado que merecem uma visita como a Redinha (Conjunto das Invasões Francesas no século XIX), com as suas Igrejas ancestrais e a Ponte Romana.


O Louriçal, fundado por D. Pedro II, com o seu Convento que ainda hoje é habitado pelas Freiras da Ordem das Religiosas Clarissas, onde em clausura preparam a requintada doçaria conventual e abrem as portas da sua igreja onde o esplendor do estilo barroco pode ser admirado.


A Vila de Abiúl, fundada pela Ordem dos Templários que ainda preserva a mais antiga Praça de Touros de Portugal, onde ainda hoje se pode ver o Varanda dos Duques de Aveiro e o Forno de Nossa Senhora das Neves envolto em lendas impressionantes.


Para além dos aspetos históricos, o Concelho de Pombal insere-se num quadro de rara beleza entre o mar (Praia Osso da Baleia) e a mata (Mata Nacional do Urso) que oferece percursos únicos e promove encontros com produtos locais como o afamado Queijo Rabaçal, bem como a evolução da gastronomia regional com os seus combinação de sabores.


A contribuir para a evolução do Concelho está a mentalidade dinâmica que actualmente caracteriza esta localidade, revelando-se através dos grupos empresariais que ocupam esta região pela existência de várias zonas industriais e pela organização de diversos eventos nas áreas de Negócios, Saúde, Social , Cultural e Desportiva.


A actuação e o envolvimento com grande empenho que caracterizam as gentes deste concelho tem vindo a assegurar a construção de infra-estruturas que permitem a realização de diversos eventos. Exemplos de alguns dos recursos infra-estruturais da cidade são a localização relacionada com o Desporto, com a Cultura (Biblioteca e Auditório, Sala de Cinema e Auditório) e áreas como o principal Centro de Exposições de Pombal "Expocentro", capacitado para receber grandes eventos culturais, desportivos e de negócios.



Visite Pombal